"Eu não sei"

...disse-me, com um olhar cheio de nada, enquanto rastreava o desenho recto das linhas do comboio, como quem observa a palma da mão para decifrar o futuro. 

O que é que te move?

O que é que te acende? Que coisa te acelera a pressão arterial, te faz o sangue correr mais rápido e te transforma o coração numa bomba-relógio, cujo tic-tac não te deixa sequer respirar?

Existe alguma coisa que faças não te importando de não ser remunerado, que te tire o sono, porque não consegues esperar pelo momento em que o voltarás a fazer?
Fotografia de Yonara Mateus tirada em Benguela - Angola 2007

Deve haver algo que faça com que a tua alma grite de alegria, que te faça cócegas no coração e borboletas na barriga quando te assalta a ideia. Que te arrepie todo e cada pequeno pêlo à superfície da tua pele. O que é que te move?

Eu não sei.

E ao dizer isto, Mr. Doe levantou o rosto e fixou-me com uns olhos azuis do tamanho do mundo e do medo. Talvez na resposta, há muito perdida nos carris do comboio, se encontre escondido o talento.

Comentários

  1. Bonito!
    A imagem é da praia Morena em Benguela?

    Bjs
    Francisco Teixeira

    ResponderEliminar
  2. Francisco, brilhante contextualização! É mesmo lá, tirada por mim em 2007.

    ResponderEliminar
  3. Amei esse lugar... lembro-me de estar na praia, a banhar-me e a ver os estudantes de bata branca de um lado para o outro, com os cadernos de escola na mão, afincadamente a estudarem por um futuro melhor.

    Depois ia para casa e via os pescadores a levar peixe para os restaurantes próximos. Idílico.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário