Destacar-se ou Enquadrar-se?


(...) E afastou-se.

Foi a caminhar de forma recta, paralelamente à linha, com as mãos atrás das costas e o nariz a apontar para o céu, como um galo emproado exibindo-se orgulhoso na capoeira. "Que tipo estranho..." - pensei para mim, como um suspiro não libertado.

Mr. Doe parou, depois, junto a uma máquina onde um homem muito magro, de bigode, fazia pipocas. Comprou dois sacos pequenos.

Quando o alcancei, olhou para mim, dizendo: "Já fui pipoqueiro, há muitos anos atrás. Na verdade, ninguém fazia pipocas como eu. Eu era o mais procurado de toda a feira!"

Hum?

Soltei uma meia-gargalhada que, sem que pudesse evitar, soou a provocação. Sinceramente, nunca tinha pensado nisso como algo que envolvesse qualquer tipo de sabedoria, mas decidi não contrariar. Agradeci-lhe as pipocas.

"Porque é que alguns bagos de milho se transformam, abrindo-se em pipoca, e outros não?" - perguntei-lhe.

Doe esmerou-se em explicações de carácter (quase) científico, fundamentadas em curiosas reacções químicas como estas. Mas, e as pessoas?

Há pessoas que são apenas milho, que se enquadram onde é preciso, que se apagam quando é necessário e se misturam com o meio, preferindo não se destacar.

Mas algumas pessoas são mais do que milho, são milho pop. Que se explodem e salientam, que são espaçosas, que ressaltam e sobressaem, captando qualquer olho para si.

Os que são milho pop jamais passam despercebidos, usam todo o seu potencial e por vezes gastam-no por completo. Quem é milho, porém, tende a guardá-lo para si; preenche o espaço mas não o ocupa, adaptando-se ao contexto.


Fotografia de Liu Bolin, o "homem invisível", cuja arte pode ser contemplada aqui.

Destacar-se ou Enquadrar-se? 

O carisma pode pertencer à pipoca tanto quanto ao milho. 
Mas em qual destas escolhas reside o talento? 

Comentários

  1. Vou ficar a pensar sobre as vantagens e desvantagens de ser introvertido... mas ocorre-me que aquela atitude depende em muito de circunstâncias (externas: é algo que me apaixona; ou, internas: porque preciso de 'marcar' a minha posição, sob pena de perder o respeito pelas minhas próprias escolhas) e que mesmo um introvertido tem momentos em que se torna na mais apetitosa pipoca.

    Sempre provocadora, Yonara! Para BENS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis,
      Não tive oportunidade de lhe agradecer pelo comentário. Faço-o agora.

      Já agora, chegou a alguma conclusão sobre o que é mais vantajoso? :)

      Eliminar

Enviar um comentário